A Administração Regional das Águas do Norte -ARA Norte, alerta para a retirada voluntária das famílias que residem perto as bacias hidrográficas,
O alerta deve-se a tendência de subida de caudais dos principais rios em resultado da queda da chuva, nos últimos dias em toda a região Norte.
O director-geral da ARA Norte, Carlitos Omar, indicou que de entre as bacias da região, a de Melule é a que se apresenta, neste momento, níveis altos de alerta, pelo que lança apelo.
“ As famílias que residem nas zonas propensas devem se retirar imediatamente. As comunidades também acatarem as orientações que as autoridades competentes vêm dando sobre a necessidade de não atravessar os rios, devem ouvir as previsões que se fazem. Estamos no topo da época chuvosa. Vamos acatar essas orientações para podermos salvar a vida. Temos técnicos neste momento a trabalhar no distrito de Larde porque tivemos a situação de galgamento do rio em Larde, há dois dias atrás, e nesse trabalho aproveitaram fazer a sensibilização” disse.
A fonte partilhou ainda que as bacias hidrográficas de Licungo, Lúrio, Ligonha, Megaruma, Montepuez e Monapo ainda não deram sinais de alarme em termos de níveis hidrométricos nesta época chuvosa, embora estejam a receber muita água. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.