O Irão apreendeu dois petroleiros estrangeiros alegadamente envolvidos no contrabando de combustível no Golfo e deteve as respectivas tripulações, anunciou hoje a televisão estatal iraniana.
Os dois navios, "Steven" e "Crown", têm pavilhão do Panamá e da Tanzânia, disse o almirante Mohammad-Sharif Shirali, das forças navais dos Guardas da Revolução, segundo a agência francesa AFP.
Os petroleiros "transportavam mais de 1,5 milhões de litros de petróleo e gás iranianos", referiu.
"Trinta e sete membros da tripulação foram entregues às autoridades judiciais no porto de Mahshahr", no sudoeste do país, acrescentou o almirante.
Não foi especificada a nacionalidade dos detidos.
Nas últimas semanas, as forças armadas norte-americanas reforçaram a presença no Golfo Pérsico, alegando que o Irão se apoderava ou tentava apoderar-se de navios nesta via marítima estratégica para o comércio mundial.
"Com um comportamento profissional e um aviso firme a todos os elementos estrangeiros presentes na zona, os combatentes dos Guardas [da Revolução] conduziram os navios confiscados para o porto de Mahshahr", declarou Mohammad-Sharif Shirali.
Em 06 de Julho, o exército dos Estados Unidos afirmou que os Guardas da Revolução tinham apreendido um navio comercial no Golfo, um dia depois de ter acusado as forças iranianas de terem efetuado duas tentativas semelhantes ao largo da costa de Omã.
Teerão respondeu que o navio interceptado transportava "mais de um milhão de litros de combustível de contrabando". (RM-NM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.