O ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel disse esta sexta-feira que o seu país está determinado a impedir que o Irão construa uma arma nuclear, após Teerão ter prometido acelerar o seu processo de enriquecimento de urânio.
"Faremos o que seja necessário para impedir os extremistas [no Irão] de terem sucesso, e em definitivo vamos impedir que esse regime possua uma arma nuclear", disse aos 'media' o chefe de diplomacia israelita Gabi Ashkenazi durante uma visita a Chipre.
Na sequência do ataque de domingo passado ao seu complexo nuclear de Natanz (centro do Irão), uma ação atribuída a Israel, responsáveis oficiais iranianos indicaram que o país iniciou o enriquecimento de urânio até 60%.
Ashkenazi encontrou-se com os seus homólogos de Chipre e da Grécia, Nikos Christodoulides e Nikos Dendias, e ainda com Anwar Gargash, um conselheiro presidencial dos Emirados Árabes Unidos (EAU).
O Estado judaico e os EAU normalizaram as relações no âmbito de um acordo firmado em 2020 sob o impulso da anterior administração norte-americana de Donald Trump, e os quatro países hoje representados neste encontro prometeram reforçar a cooperação nas áreas da defesa, energia, turismo, e outros setores. (RM-NM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.