O animal nasceu durante a adolescência da rainha Vitória e já viveu durante sete reinados britânicos.
Jonathan, já conhecido por ser a tartaruga e o animal terrestre mais velho do mundo, celebrou 190 anos. A data foi assinalada pelo Departamento de Turismo da ilha de Santa Helena, onde o animal reside.
Para ter uma ideia da longevidade do animal, Jonathan nasceu cerca de um ano após a morte do imperador francês Napoleão Bonaparte (que morreu exilado na ilha de Santa Helena) e quando a rainha Vitória era apenas uma adolescente. O animal também já viveu durante duas guerras mundiais, sete reinados britânicos e 39 presidências norte-americanas.
Numa publicação na rede social Twitter, o Departamento de Turismo da ilha de Santa Helena partilhou imagens da festa de aniversário de Jonathan, realizada no domingo. O bolo contou com alguns dos seus legumes preferidos.
O animal tornou-se, em 2019, o animal terrestre mais antigo do mundo, segundo o livro de recordes do Guinness. Já em Janeiro recebeu o título de aquilónio - termo que inclui tartarugas e cágados - vivo mais velho do mundo.
Especialistas acreditam que Jonathan tenha nascido em 1832, mas o animal poderá ser mais velho, uma vez que foi encontrado só em 1882, quando já estava completamente adulto. (RM-NM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.