Profissionais da comunicação social elegem, esta quinta-feira, em Mafambisse, distrito de Dondo, na província de Sofala, o novo secretário-geral do Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ), cargo para o qual concorrem três candidatos, nomeadamente Delfina Mugabe, Alexandre Chiúre e Faruco Sadique.
A eleição dos novos corpos sociais do SNJ é um dos pontos mais altos da VII Conferência Nacional da organização, encontro que também analisou e aprovou por unanimidade os relatórios de actividades e contas do Secretariado Executivo cessante.
São ao todo 70 delegados de todo o país com direito de voto que vão escolher hoje o novo secretário-geral, em substituição de Eduardo Constantino, que esteve à frente dos destinos do SNJ até hoje, depois de ter sido eleito na VI Conferência Nacional, que teve lugar em Nhamatanda, em 2012.
A conferência, que hoje termina, foi ontem aberta pelo governador da província de Sofala, Lourenço Bulha, que na sua intervenção apelou à coesão entre os profissionais da comunicação social, “porque têm um papel fundamental no desenvolvimento do país, ao alertar-nos para os reais problemas que a população enfrenta.”
Convidou os novos órgãos sociais, que vão sair da conferência electiva, a desenharem estratégias para superar os desafios do dia-a-dia, fruto da dinâmica sócio-política e económica do país.
A ocasião serviu também para uma palestra subordinada ao tema “Segurança, Liberdade de Imprensa e de Expressão em Moçambique”, proferida pelo docente universitário Samuel Simango.
Importa destacar que também foi aprovada a resolução que autoriza o Secretariado Executivo a registar os activos e passivos da agremiação em nome do Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ) em alternativa à anterior designação, Organização Nacional
de Jornalistas (ONJ). (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.