O julgamento do antigo presidente do Sudão Omar al-Bashir, acusado de ter feito um golpe de Estado em 1989, foi novamente adiado para 22 de Setembro, anunciou hoje o presidente do tribunal.
A próxima audiência será na próxima terça-feira, 22 de Setembro", disse o presidente do tribunal de Cartum durante a sessão, que foi transmitida em directo na televisão nacional, e na qual Al-Bashir apareceu ao lado de outros 27 arguidos, no fim da sala repleta de advogados.
A audiência de hoje era apenas "processual", acrescentou o magistrado, já que o tribunal procura um local mais adequado à implementação das medidas sanitárias para evitar a propagação do novo coronavírus.
O julgamento já foi adiado várias vezes desde Julho, e o presidente deposto enfrenta a pena de morte por derrubar o Governo do primeiro-ministro Sadek al-Mahdi, democraticamente eleito em 1989, naquele que foi o terceiro golpe de Estado desde a independência do Sudão, em 1956.
Omar al-Bashir, de 76 anos, foi deposto e preso pelo Exército em abril do ano passado, após meses de revolta popular, e encontra-se preso depois da condenação a dois anos de prisão por corrupção, em Dezembro do ano passado. (RM /NMinuto)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.