O Secretário Permanente do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MINEC), Francisco Neto Novela, procedeu ao lançamento da Primeira Oficina sobre Diplomacia Cultural.
No evento, que teve lugar esta quarta-feira, em Maputo, o Secretário Permanente do MINEC explicou que a oficina pretende “valorizar o conceito da nossa cultura como veículo e ponte de promoção de Moçambique no mundo, resultante da interacção do nosso país com vários povos”.
“Ao criarmos esta oficina, pretendemos que os agentes da cultura e diplomacia do nosso país, não só se apropriem da expressão ‘diplomacia cultural moçambicana’, mas também que ela seja a bússola e alma de conduta nas mentes de criadores e projectores das manifestações culturais nacionais e da acção governativa” defendeu Francisco Novela, na ocasião.
Para o Secretário Permanente do MINEC, a iniciativa conjunta da Universidade Joaquim Chissano e da Escola Diplomática constitui um instrumento importante para a capacitação de agentes diplomáticos moçambicanos, com vista a projecção da cultura moçambicana pelo mundo.
No evento, o Secretário Permanente Novela encorajou a prosseguir, permanentemente, com estas iniciativas de formação, reflexão e intercâmbio sobre a diplomacia cultural moçambicana, pilares que contribuem para o desenvolvimento do capital humano do país.
Francisco Neto Novela dirigiu o evento em representação à Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.