Terminou o braço de ferro que opunha a Universidade Lúrio e o Hospital Central de Nampula, principal campo de estágio dos estudantes da faculdade de Ciências de Saúde.
O Braço de ferro estava instalado desde o início deste ano, em que os estudantes finalistas dos cursos ministrados pela faculdade de Ciências de Saúde daquela instituição de ensino superior, estavam impedidos de entrar para o campo de estágio.
Em causa está uma divida de mais de três milhões de meticais, contraída pela Universidade Lúrio, referente aos procedimentos de estágios dos estudantes finalistas no Hospital Central de Nampula.
A Reitora da Universidade Lúrio, Leda Hugo, disse que já houve uma conversa e a sua instituição comprometeu-se em pagar a divida em moldes acordados, sendo que as aulas práticas dos estudantes no Hospital Central de Nampula deverão retomar no início do mês de Agosto próximo.
Por causa desta situação, os estudantes estagiários ficaram todo o primeiro semestre deste ano sem aulas práticas.
Recorde-se que, no início deste ano, os estudantes da Universidade Lúrio marcharam, por duas vezes, numa manifestação pacifica em que reivindicavam condições de estágios, alegada aplicação de multas arbitrárias e assédio sexual aos estudantes, por parte dos docentes, aspectos que entendem não serem abonatórios para o processo de formação naquela instituição.(RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.