Líderes da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) reúnem-se hoje, em Lilongwe, no Malawi, na quadragésima-primeira Cimeira ordinária desta organização regional.
O evento vai decorrer sob o lema “Fortalecer a Capacidade de Produção face à Pandemia da COVID-19, em prol da Transformação Económica, Industrial Inclusiva e Sustentável” e será marcada pela passagem da presidência da organização, pelo estadista moçambicano, Filipe Nyusi, ao Presidente do Malawi, Lazarus Chakwera.
Entretanto, a Reunião da troika de Cooperação Política, Defesa e Segurança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral marcou ontem o fim dos encontros preparatórios para a realização hoje da quadragésima primeira cimeira de chefes de estado e de governo da SADC.
Esta reunião, serviu igualmente para Botswana apresentar seu relatório sobre o apoio que os países da região estão a prestar à Moçambique no combate ao terrorismo na província de Cabo Delgado.
A anteceder a esta reunião da troika, teve lugar o encontro do conselho de ministros da SADC onde de entre vários assuntos, deliberou a transformação do fórum parlamentar do órgão em parlamento da SADC.
A proposta será deliberada pela cimeira dos chefes de estado e governo da região, que culminará com o endosso da criação do parlamento da SADC, segundo a ministra dos negócios estrangeiros e cooperação de Moçambique, Verónica Macamo. ( RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.