“NO Verso da Cicatriz”, segundo romance do escritor Bento Balói, será lançada em Portugal, durante a Feira do Livro de Lisboa, que decorrerá até ao dia 12 de Setembro, naquele país europeu.
Em Portugal, a obra do escritor Bento Baloi será apresentada no dia 11 de Setembro, no Auditório Nascente, sai sob a chancela da editora “Ideia-Fixa”, enquanto a edição moçambicana foi chancelada pela Índico.
Importa frisar que, pela “Ideia-Fixa”, sua editora portuguesa, Bento Balói lançou o seu romance de estreia, intitulado “Recados da Alma”.
O acto incluirá uma sessão especial de autógrafos, com diálogos e entrevistas de permeio.
“No Verso da Cicatriz” relata uma história de amor e desencontros entre os personagens Bernardo Mulhanga e Maria Helena, que se dá entre o final da década de 1970 e princípio dos anos 1990, no contexto da guerra dos 16 anos.
Através dos personagens, que também são narradores das suas próprias, Bento Balói montou uma narrativa inspirada nos acontecimentos da vida real e contada na primeira pessoa. É dividida em três capítulos, nomeadamente “A Ferida”, “O Sangue” e “A Cicatriz”, sendo que enquanto segunda parte da obra é narrada por Maria Helena, a primeira e última são contados por Bernado Mulhanga.
A publicação do livro do também autor do romance “Recados da Alma” e da colecção de crónicas “Arca de Não É”, será seguida por uma sessão de autógrafos com Abel Mateus, autor do livro “Resignação em Portugal”, visto que Balói integra uma vasta de lista de escritores que também apresentarão as suas obras e deixarão as suas assinaturas com os leitores.
A Feira do Livro de Lisboa decorre desde a semana passada e durante o último fim-de-semana foram apresentadas as obras “Volta ao Mundo… 500 anos depois”, de João Carlos Sarabando, “Ganhar Asas para Voar”, de Cláudio Dias, Sara Neves e Sofia Freire de Andrade, “O (meu) Melhor de Portugal”, de Sérgio Almeida e José Rodrigues dos Santos, e “A Chama de João Blávio”, de Joana Lopes.
Ainda dentro deste processo, na tarde do próximo sábado, haverá uma sessão de autógrafos com Abel Mateus, autor de “A Regulação em Portugal”.
Jornalista de profissão há mais de 30 anos, Bento Balói nasceu em 1968 no Vieira, arredores da cidade de Maputo.
Fez iniciação literária escrevendo contos e poemas publicados em páginas de especialidade de revistas e jornais moçambicanos, incluindo o semanário domingo, onde foi quadro.
Para além da literatura, Bento Balói dedicou parte significativa da sua carreira ao teatro, escrevendo, dirigindo e interpretando papéis em peças, tanto de palco como de rádio.
Para além da literatura, são da sua autoria as peças de teatro “Lágrimas”; “Grito Humano”; “Adão e Eva, Ámen”; “Alarme”; “Katina P, o Flagelo”, entre outras.
Escreveu os bailados “O Filho do Povo” e “Raízes e Percursos”, encenados pela diva da coreografia moçambicana, Pérola Jaime. (RM /Notícias)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.