Mais de cento e cinquenta famílias moçambicanas residentes na cidade de Blantyre e distrito de Nsanje no Malawi, vivem ao relento depois do desabamento de suas casas por conta do ciclone tropical Freddy.
Os dados são ainda preliminares, pois o processo de levantamento dos concidadãos afectados por este fenómeno calamitoso está em curso.
As famílias moçambicanas maioritariamente residentes na cidade de Blantyre e distrito de Nsanje, perderam tudo que tinham, incluindo habitações destruídas pela força das enxurradas provocadas pelo ciclone tropical Freddy.
A Rádio Moçambique esteve no bairro Chilobwe, um dos rostos dos estragos causados pelas intempéries.
A situação é dramática, uma aldeia inteira foi tomada pelas águas e os moçambicanos que escaparam da tragédia têm os rostos carregados de medo.
O alto comissário de Moçambique no Malawi, Elias Zimba, endereçou sentidas condolências às famílias moçambicanas enlutadas e assegurou que caso haja uma eventual ajuda, será canalizada ao governo malawiano que está a assistir as vítimas, nos centros de acolhimento.
Actualmente, Malawi conta com mais de setecentas mil pessoas deslocadas, que estão acomodadas em 400 centros, criados para o efeito. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.