Os animais vivem em vários países na região do grande Mekong.
O grupo de conservação World Wildlife Fund (WWF) divulgou um relatório onde consta uma lista de 224 novas espécies descobertas da região do grande Mekong, na Ásia, que inclui os países: Cambodja, Laos, Mianmar, Tailândia e Vietname.
Entre mais de duas centenas de espécies está uma salamandra "com chifres de diabo", um bambu resistente à seca e um macaco com o nome de um vulcão, segundo o documento da organização WWF.
"Estas espécies são produtos extraordinários e belos de milhões de anos de evolução”, disse K. Yoganand à Reuters, líder regional do WWF-Mekong tanto para a vida selvagem como crimes contra a mesma. Contudo, alertou que as espécies se encontram “sob intensa ameaça, muitas são até extintas mesmo antes de serem descritas".
São diversos os perigos a que os animais selvagens no sudoeste da Ásia estão sujeitos, para os quais a WWF alerta. Embora seja uma área rica em biodiversidade, enfrenta a destruição de habitats, a introdução de doenças por seres humanos e o comércio ilegal de animais selvagens. (RM-NM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.