O Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciou, esta terça-feira em Nova Iorque, que mais de trezentos mil deslocados devido ao terrorismo, já regressaram às suas zonas de origem, na província de Cabo Delgado.
Filipe Nyusi, reafirmou que este é um processo que está a ser conduzido com toda a ponderação, ao mesmo tempo que se garantem condições sociais básicas nas zonas, em reconstrução.
Os deslocados que regressam às zonas de origem estiveram em centros de reassentamento que, na óptica do Chefe do Estado moçambicano, foram e continuam a ser de capital importância para a reintegração social dos deslocados.
“Na província de Cabo delgado, mais de cinquenta centros de reassentamento para acolher civis deslocados sem possibilidades de serem acolhidos em casa de familiares. À chegada ao centro de reassentamento, os recém-chegados passam por um processo de triagem para avaliar a situação de saúde de cada um e permitir a assistência adequada conforme as necessidades”, disse o Presidente da República, Filipe Nyusi, falando, esta terça-feira, na sede das Nações, em Nova Iorque, no Debate Aberto de Alto Nível do Conselho de Segurança da ONU, sobre a protecção de civis em situação de conflito. ( RM Nova Iorque)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.