Na província de Nampula 57 pessoas morreram vítimas de malária nos últimos nove meses, contra 91 registadas em igual período do ano passado.
A malária aumentou de cerca de um milhão e novecentos mil casos, contra acima de um milhão e setecentos mil.
A médico-chefe nos serviços provinciais da saúde em Nampula, Selma Xavier, em conferência de imprensa, esta sexta-feira, disse que esta região pertence ao grupo de provinciais mais afectadas pela malária no país.
Nas consultas externas por esta doença ocupou 31%, os internamentos hospitalares pediátricos 39 e as mortes em unidades sanitárias fixaram-se em 2%, respectivamente, nos últimos nove meses.
Contudo, a estratégia das autoridades moçambicanas é de reduzir as mortes usando medidas de prevenção, são os casos de uso de rede mosquiteira, pulverização, tratamento da doença, entre outras.
A médica-chefe, nos serviços provinciais da saúde, Selma Xavier, acrescentou que a campanha de pulverização em curso na província de Nampula vai atingir cerca de 648 mil casas em oitos distritos considerados mais endémicos para esta doença.
Volvidas duas semana da campanha, foi atingida uma cobertura de 71 por cento de casas e 84 de cidadãos abrangidos. (RM Nampula)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.