Vinte e um idosos foram assassinados, este ano, no Malawi, por alegada prática de feitiçaria.
Este número, representa aumento em um caso, quando comparado a igual período do ano passado.
Além de matar, os praticantes destes actos macabros, também submeteram a torturas de várias formas a 70 pessoas da terceira idade, facto que preocupa a Rede de Organizações de Idosos do Malawi -MANEPO.
O director nacional desta organização, Andrew Kavala, afirmou ser desastroso e desumano o comportamento manifestado por alguns jovens, que vê no idoso um alvo a abater.
O tom de voz da Rede de Organizações de Idosos do Malawi, subiu quando esta quarta-feira, um vídeo viralizou-se nas redes sociais, onde um indivíduo de 49 anos de idade, é visto a espancar uma mulher idosa, acusando-a de estar por detrás da morte de um familiar.
O ministério do género, desenvolvimento comunitário e bem-estar social condena com veemência a violência contra os idosos por ter se tornado numa vergonha para a sociedade.
Por esta razão, juntamente com o ministério da Justiça, há um Projecto de Lei Nacional dos Idosos, a ser depositado na Assembleia da República que estabelecerá penas mais severas para os perpetradores da violência contra as pessoas da terceira idade. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.