Presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, opta pela recapitalização da Malawi Airlines, uma companhia aérea declarada tecnicamente falida.
A intervenção de Chakwera segue-se a uma decisão da direcção daquela companhia aérea, que em 25 de Março último, recomendou a liquidação da empresa por estar altamente endividada.
De acordo com as resoluções da reunião do conselho de 25 de Março, a Malawi Airlines estava em uma posição de perda cumulativa de 17,86 milhões de dólares em Fevereiro de 2021 e tinha dívidas acumuladas de 17,5 milhões de dólares.
No mês passado, Lazarus Chakwera reuniu-se em separado, com o presidente da Malawi Airlines, George Partridge, e oficiais de aviação aposentados, para encontrar uma solução para os problemas da companhia aérea.
O secretário de imprensa da presidência da república do Malawi, Brian Banda, confirmou que o Presidente Chakwera optou pela não liquidação da empresa.
“Após consultas com as partes interessadas, o presidente Chakwera concluiu que liquidar a companhia aérea custaria seis a sete vezes mais do que recapitalizá -la” - disse Banda.
Contudo Banda não deu a conhecer os valores necessários para a recapitalização da Malawi Airlines.
Noutros desenvolvimentos sobre o Malawi, o antigo presidente, Peter Mutharika, e o seu secretário de estado, Liody Muhara, já procederam ao pagamento dos vinte e dois milhões de kwachas, cerca de dois milhões de meticais, que deviam ao tribunal superior de Lilongwe.
Com o cumprimento da obrigação, Mutharika e Muhara evitaram que o Tribunal confiscasse os seus bens. ( RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.