Malawi: Apenas 9% dos cidadãos têm acesso ao emprego formal

Publicado: 12/07/2023, 8:53
Categoria:

No Malawi, apenas 9%, o correspondente a mais de um milhão e oitocentos cidadãos de um universo de 20,9 milhões de habitantes, tem acesso ao emprego formal.

A informação, foi avançada, esta terça-feira, na cidade de Lilongwe, capital malawiana, pelo secretário principal de planeamento e desenvolvimento económico no ministério das finanças, por ocasião do dia mundial da população.

Patrick Zimpita, disse que a taxa de dependência etária do país é de 91 por cento e 86% da população tem abaixo de 15 anos de idade, o que representa uma alta pressão sobre a faixa etária produtiva.

As previsões da estatística, indicam que a população malawiana, poderá crescer dos actuais 20,9 milhões para 21,2 milhões de habitantes em 2024, num país com 118.480 quilómetros quadrados.

Os níveis de crescimento da população, começam a preocupar as autoridades governamentais que chamam a camada jovem a abraçar o empreendedorismo e aposte em contraceptivos para controlar o número de novos nascimentos.

O director-geral da Comissão Nacional de Planeamento, Thomas Chataghalala Munthali, alertou que o crescimento populacional se tornou uma restrição obrigatória para estimular o desenvolvimento.

A representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Nelida Rodrigues, disse que o rápido crescimento populacional no Malawi, está a agravar os níveis de pobreza e a pressionar os recursos e infra-estruturas limitados do país.

Ela disse que abordar a dinâmica populacional por meio de programas eficazes de planeamento familiar e saúde reprodutiva pode ajudar a reduzir as taxas de pobreza, garantindo que as famílias se sustentem adequadamente.

Por sua vez, o director de pesquisa para políticas de desenvolvimento sustentável do Instituto Africano de Políticas de Desenvolvimento, Nyovani Madise, disse que se algo não for feito para enfrentar o rápido crescimento populacional, Malawi chegará a 42 milhões de habitantes até 2050.

Isto, segundo Madise é preocupante pois o crescimento populacional não condiz com o crescimento económico nem com os recursos de que a nação dispõe. ( RM Blantyre)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram