Governo do Malawi assegura que as relações de cooperação entre Lilongwe e Maputo estão intactas, desmentindo algumas informações que indicam haver crispação.
Há duas semanas que alguns órgãos de comunicação social entre nacionais e estrangeiros, noticiaram que as relações entre Moçambique e Malawi estavam ameaçadas, em consequência de um vídeo que se tornou viral nas redes sociais.
No vídeo, as imagens mostram dois agentes da guarda fronteira a agredir um camionista malawiano no posto fronteiriço de Zóbuè, no distrito de Moatize, em Tete.
Quatro associações de transportadores malawianos incluindo a da SADC, escreveram ao governo do Malawi, reivindicando justiça no episódio e com ameaças de paralisarem as suas actividades.
Este fim-de-semana, o secretário principal do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Malawi, Bernard Sande, em entrevista exclusiva à Rádio Moçambique, assegurou que este não é episódio que possa afectar as excelentes relações diplomáticas e de cooperação entre Maputo e Lilongwe.
No mesmo diapasão, alinha o encarregado de negócios do Alto comissariado de Moçambique no Malawi, José Zitha.
Este fim-de-semana, delegações de Moçambique e Malawi, sentaram-se à mesma mesa no distrito de Mangochi, onde discutiram matérias de interesse mútuo, para a consolidação da cooperação entre os dois países.
Armando Chavana, director do Instituto Nacional do Mar e Fronteiras foi quem chefiou a equipa moçambicana ao encontro.
As autoridades dos dois países qualificaram de excelentes as relações de cooperação e amizade entre Moçambique e Malawi. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.