Malawi assume ser um dos maiores usuários do porto de Nacala, uma infra-estrutura crucial para a implementação de projectos de desenvolvimento e facilitação do comércio local.
É uma assunção feita, esta segunda-feira, na cidade de Blantyre no Malawi, pela secretária principal do ministério dos transportes e obras públicas do Malawi, na abertura da reunião da comissão conjunta dos transportes e comunicações de Moçambique e Malawi.
Na ocasião, Madalo Nhambose, asseverou que o porto de Nacala é a aposta mais segura para a importação e exportação de produtos comerciais do Malawi, quando comparado com os portos de Dar-es-salam na Tanzânia e Durban na África do Sul em termos de distância e custo/benefício.
Com capacidade de manusear um volume de carga de 252 mil TEU’s/ano, a aposta pelo Porto de Nacala, recentemente reinaugurado pelo presidente de Moçambique Filipe Nyusi, vai levar o país a abandonar aos poucos a importação de combustíveis por via rodoviária, tendo como opção o transporte ferroviário.
Para o secretário permanente do Ministério dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Ambrósio Sitoe, condições para a flexibilização do negócio para o desenvolvimento dos dois países através do uso do Corredor de Desenvolvimento de Nacala, já foram criadas, com a assinatura do acordo rodoviário e ferroviário trilateral, Moçambique, Malawi, Zâmbia.
Sitoe acredita que a reunião bilateral de cinco dias em curso na cidade de Blantyre, vai trazer bons indicadores económicos para os dois países, que querem servir de ponte para a criação da competitividade comercial e atracção de investimentos estrangeiros na África Austral.
Altos funcionários dos dois ministérios, discutem na mesa, o aumento das exportações via Beira e Nacala, o estabelecimento de portos secos em Nacala e Beira para facilitar o manuseamento de carga para o Malawi, a reintrodução da comissão permanente conjunta do transporte rodoviário e a ligação aérea directa entre os dois países. ( RM Blantyre)
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