Autoridades de Saúde no Malawi, em estado de alerta, devido a um caso suspeito de vírus marburg, no distrito de Karonga, a norte do país.
O indivíduo suspeito, manifesta sintomas semelhantes ao do vírus marburg, como febre hemorrágica grave.
Há fortes indícios de ser o vírus marburg, já que o caso suspeito, provém do posto fronteiriço de Somgwe no distrito de Karonga a norte do Malawi, que faz fronteira com a Tanzânia, país onde foi registado o primeiro caso da doença.
O porta-voz do ministério da saúde, Adrian Chikumbe, deu a conhecer que foram colhidas amostras do indivíduo suspeito e enviadas para a África do Sul, onde existem laboratórios capacitados para detectar o vírus.
Segundo Chikumbe, o paciente está isolado dos outros doentes, aguardando pelos resultados.
Na semana passada, o Hospital Central de Mzuzu a norte do Malawi, também colocou em isolamento cinco pessoas que apresentavam sintomas semelhantes ao do vírus marburg, mas, os resultados da África do Sul deram negativo.
O director do hospital central de Mzuzu, Ted Bandawe explicou que dos cinco pacientes, dois acusaram febre tifóide, e os outros tinham sarampo, contudo, recebem tratamento de forma isolada.
Bandawe deu a conhecer que todas as medidas de precaução estão sendo tomadas, pois a equipa do Instituto de Saúde Pública do Malawi está no local investigando os casos, tendo acautelado o público para não entrar em pânico.
A suspeita do vírus marburg acontece numa altura em que o número de mortes por cólera atingiu 1,736 óbitos, dos 57,597 casos cumulativos.
133 pessoas continuam internadas nas diferentes unidades sanitárias do país e a cidade de Lilongwe, lidera o número de casos da doença com 12, 586 casos e 558 óbitos. ( PM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.