Cedric Ngalande, cientista espacial baseado nos Estados Unidos da América, anuncia candidatura para a presidência do Partido Democrático Progressista (DPP), a maior formação política da oposição no Malawi.
Ngalande explicou que a sua decisão surge depois de ser solicitado por quadros seniores do partido DPP a concorrer para a presidência desta formação política, com desafios claros de levar o partido fundado por Bingu wa Muthraika de volta ao poder nas eleições de 2025.
Segundo a fonte, o DPP precisa também de ser salvo, pois é palco de lutas internas que colocam os interesses partidários em segundo plano.
Cedric Ngalande, afirma-se homem certo para dirigir o maior partido da oposição no Malawi, que precisa de união dos seus membros para melhor servir os malawianos.
“Esta é a mensagem que estarei apregoando às bases e delegados. O partido precisa de um candidato aglutinador das facções, e focado nos objectivos originais do partido”.
Prometeu que nos próximos dias, estará no Malawi para iniciar o contacto às bases do partido de modo a convencê-las a depositar confiança na sua candidatura.
O cientista espacial junta-se assim à corrida para a presidência do partido ao vice-presidente do DPP para a região Sul Kondwani Nankhumwa e ao antigo governador do Banco Central, Dalitso Kabambe.
Outras figuras que aspiram a liderança do DPP são o ex-ministro da Justiça e vice-presidente do DPP para a região leste Bright Msaka e então ministro das Finanças, Joseph Mwanamvekha.
O actual líder do DPP, Peter Mutharika, 82 anos de idade, ainda não declarou a sua posição.
O director de eleições do DPP, Henry Matemba, disse haver procedimentos que devem ser seguidos para se candidatar aos órgãos do partido, e só depois de cumpridas as formalidades estatutárias se pode determinar se Cedric Ngalande é ou não elegível.
Cedric Ngalande, de 52 anos, natural do distrito de Phalombe, a sul do Malawi, é especialista em ambientes espaciais e interações de naves espaciais, exerceu várias funções na academia, pesquisa e no mundo corporativo como professor de astronáutica na Universidade de Califórnia do sul.
Espera-se que o DPP realize a sua convenção electiva em Julho deste ano.
Desde que perdeu as eleições presidenciais de 23 de Junho de 2020, o ex-partido no poder está envolvido em conflitos de liderança política que ditaram o surgimento de alas dentro do partido. ( RM /Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.