Presidente do Malawi Lazarus Chakwera cancela duas viagens para o exterior, em cumprimento das medidas de austeridade por ele anunciadas, com vista a poupar divisas e restaurar a economia do país.
Estava previsto que o presidente Chakwera viajasse para Viena, em Áustria, onde iria participar no Fórum do Fundo da OPEP para o Desenvolvimento Internacional a 21 de Junho e na reunião dos chefes de governo da Commonwealth, em Kigali, Ruanda, de 24 a 25 do mês corrente.
Em sua representação, o chefe de estado do Malawi indicou os ministros da energia, Ibrahim Matola e da Água e Saneamento do meio, Abida Mia, para o fórum do fundo da OPEP.
Já para a reunião dos chefes de governo da Commonwealth em Ruanda, Lazarus Chakwera será representado pela ministra das relações exteriores, Nancy Tembo.
Em conferência de imprensa conjunta, a ministra das relações exteriores do Malawi, Nancy Tembo, explicou que o erário público vai poupar 268 milhões de kwachas, com o cancelamento de duas viagens do presidente Lazarus Chakwera.
Referiu que o envio dos ministros, em representação do chefe de estado, é pelo facto destas reuniões serem de extrema importância para o Malawi, pois é crucial que o governo se faça ouvir nessas plataformas.
O ministro malawiano das finanças e assuntos económicos, Sosten Gwengwe, clarificou que o governo não vedou por completo a realização de viagens para o exterior, mas impôs restrições, sendo certo que há deslocações de carácter imperativo e inadiáveis.
Gwengwe ilustrou que algumas viagens do Presidente da república deverão ser efectivadas pela sua pertinência, apontou por exemplo a participação de Lazarus Chakwera na cimeira da SADC, na qualidade de presidente desta organização regional, é um imperativo.
Há duas semanas, Chakwera anunciou medidas de austeridade, que se traduzem na limitação de viagens de funcionários públicos para o estrangeiro para três, no período compreendido entre Junho e Dezembro, a obrigatoriedade de parquear veículos do governo até 18h, interrupção de reuniões em estâncias turísticas e corte em 20% nas alocações de combustível para os ministros. ( RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.