O Conselheiro do presidente do Malawi para a Paz, Reconciliação e Unidade Nacional, e porta-voz do Partido do Congresso do Malawi (MCP), Maurice Munthali renuncia o cargo por alegado fracasso do presidente Lazarus Chakwera no cumprimento das promessas eleitorais.
Em cartas de renúncia separadas, uma dirigida ao governo e outra ao partido MCP, Muthali aponta o crescente nível de corrupção que no sector público e escândalos que se foram registando, como factores que moveram-no a decidir pela renúncia.
Para o então conselheiro do presidente Lazarus Chakwera, a actual governação está muito aquém das expectativas dos malawianos que anseiam uma vida melhor.
Maurice Munthali, explica que a renúncia visa em parte proteger a imagem e a reputação do partido MCP e do presidente Lazarus Chakwera.
Maurice Munthali que é um pastor, afirma que o rumo dos acontecimentos não conduz o país à satisfação das necessidades do povo, a quem jurou servir ao assumir o papel de conselheiro.
“Isso mexe com o meu chamado como homem de Deus, cujas intenções são benignas”, disse.
O Partido do Congresso do Malawi já reagiu à renúncia, desafiando o seu antigo porta-voz Maurice Munthali, a apresentar evidências da alegada corrupção sobre as quais as entidades competentes vão seguir e responsabilizar os implicados.
O professor de estudos políticos e administrativos da Universidade do Malawi, Mustafa Hussein, disse que a renúncia, deve ser vista como um alerta para o MCP e ao governo de que o sistema de governação não vai ao encontro das espectativas dos malawianos.
Munthali, torna-se na terceira pessoa mais influente no governo de coligação de Lazarus Chakwera a renunciar.
O primeiro foi o presidente do partido Aliança para a Democracia (AFORD), Enoch Chihana, um dos coligados no governo de Lazarus Chakwera.
Enoch alegou que Chakwera não conseguia restaurar a economia do país, tendo optado por romper o pacto e anunciar a sua candidatura para as eleições presidenciais de 2025.
Depois, seguiu o Partido da Transformação do Povo (PETRA), que abandonou a coligação liderada por Chakwera, por não concordar com as políticas de governação. ( RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.