O Presidente do Malawi Lazarus Chakwera, continua a receber mensagens de condolências pela morte última segunda-feira, do seu vice-presidente, Saulos Chilima, vítima de acidente aéreo.
O presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema, apresentou sentimentos de pesar ao povo do Malawi e manifestou a solidariedade do governo da Zâmbia e dos seus cidadãos, ao presidente Lazarus Chakwera e à família enlutada.
“Expressamos as nossas mais profundas condolências por esta perda trágica, a Zâmbia é solidária com o Malawi durante este período desafiador, partilhando a profunda tristeza com os nossos irmãos do Malawi”, escreveu Hichilema.
Neste momento de dor e luto, o estadista zambiano pede força divina, unidade e consolo para o povo do Malawi.
A Zâmbia foi um dos países que enviou pessoal e aeronaves em apoio às operações que culminaram com a localização da aeronave, que se despenhou e dizimou a vida do vice-presidente do Malawi e outras oito pessoas.
A comunidade diplomática representada em Lilongwe, também endereçou sentimentos de pesar ao presidente Lazarus Chakwera e a todos os malawianos, pela morte do vice-presidente do país.
“Neste momento difícil, os nossos pensamentos e orações estão com a família e amigos do vice-presidente, e de todas as vítimas deste acidente”.
Salientam que a notável dedicação de Chilima à democracia e ao bem-estar dos malawianos, continuará a ser um testemunho dos seus sucessos e constituem um indicador para as futuras gerações de líderes políticos.
Outras várias mensagens de condolências emitidas pelas confissões religiosas, organizações da sociedade civil, câmaras de negócio e privadas, continuam a chegar ao presidente Chakwera e à família do Vice-presidente pela perda.
Entretanto, o Governo do Malawi decretou 21 dias de luto nacional, pela morte do vice-presidente e outras oito pessoas e nomeou um comité especial para os preparativos do funeral.
De acordo com o executivo malawiano, Saulos Chilima terá direito a um funeral de Estado, mas a data não foi ainda anunciada.
Entre as vítimas mortais do acidente está Shanil Dzimbiri, antiga primeira-dama do país. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.