Detido esta quarta-feira na cidade de Lilongwe no Malawi, o activista político Bon Kalindo por tentativa de liderar manifestações, para exigir a demissão do Presidente da república Lazarus Chakwera.
Bon Kalindo, activista e aliado de Lazarus Chakwera, na coligação que suporta o governo, havia marcado para esta quarta-feira, a realização de manifestações anti-governamentais, para forçar o presidente Chakwera a deixar o seu cargo à disposição por alegada má governação.
A carta de pedido para a realização destes protestos, foi negada pelas autoridades do conselho distrital da cidade de Lilongwe.
Inconformados com a decisão governamental, os organizadores das manifestações recorreram ao tribunal de Lilongwe, onde obtiveram uma ordem judicial que lhes dava direito de prosseguirem com os protestos, contrariando o executivo.
Na altura em que Bon Kalindo apresentava a ordem judicial nos escritórios do conselho distrital de Lilongwe, foi detido pela polícia, estando neste momento encarcerado no comando da Área 30.
O porta-voz do comando geral da polícia do Malawi Peter Kalaya, confirma a prisão do activista político Bon Kalindo, contudo nega que a mesma esteja associada ao facto deste, estar a liderar manifestações anti-governamentais.
Kalaya explicou que Kalindo, foi preso por incumprimento das condições de fiança impostas pelo tribunal, aquando da sua detenção ano passado, por crime de roubo de energia eléctrica.
Explicou que a corporação, já estava à procura deste indivíduo, pois não se apresentava às autoridades policiais em cada final do mês, de acordo com a sentença proferida pelo tribunal.
O partido DPP, a maior força da oposição do país, também convocou uma conferência de imprensa para exigir a demissão do presidente Chakwera por alegada falta de estratégia governativa para relançar a economia do país.
O presidente Chakwera já pediu calma e optimismo ao seu povo, prometendo recuperar a economia, através de várias estratégias em curso junto dos seus parceiros de cooperação e credores bilaterais. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.