Bureau Federal Alemão de Investigação de Acidentes Aeronáuticos divulga o relatório preliminar do trágico acidente aéreo que vitimou o antigo vice-presidente do Malawi, Saulos Chilima, e outras oito pessoas.
O relatório, mostra uma série de deficiências na aeronave que transportava Chilima, desde o Transmissor Localizador de Emergência que estava fora de serviço há 20 anos, e com uma bateria expirada.
Este dispositivo, de acordo com o relatório, estava desactualizado, pois os seus sinais de frequências estavam em descoordenação com as frequências do Satélite desde Fevereiro de 2009.
Aponta ainda que a avioneta não estava equipada com um gravador de voz da cabine, o que poderia dar informações cruciais sobre o acidente.
A falta destes dois aparelhos cruciais, tornou-se difícil para a equipa de investigadores determinar com exatidão as circustâncias do acidente.
Igualmente, o facto de, os dados do radar do vôo não terem sido registados no dia do acidente, dificultou a reconstituição dos momentos finais do vôo.
O relatório apenas mostra que das fotos fornecidas, o avião teve curvas perigosas enquanto sobrevoava na floresta de Chikangawa, tendo de seguida atingido uma árvore com a sua asa, o que causou danos significativos e perda de controlo no aparelho antes da sua queda na encosta de uma colina.
A divulgação do relatório despertou interesse generalizado e críticas de vários sectores da sociedade malawiana.
O UTM, partido do antigo vice-presidente do Malawi rejeitou o relatório considerando-o como "mera fantasia".
Várias organizações da sociedade civil afirmam que o relatório carece de substância e não fornece respostas às perguntas que os malawianos têm sobre o que realmente levou ao acidente que matou o vice-presidente.
De acordo com especialistas em aviação, um relatório final deverá ser divulgado no ano que vem. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.