Malawi e Israel assinam, esta quinta-feira em Jerusalém, um acordo de exportação de mão-de-obra entre os dois países.
Para o efeito, uma delegação ministerial malawiana chefiada pela ministra das Relações Exteriores, Nancy Tembo, já se encontra naquele país do Médio Oriente desde quarta-feira.
A viagem dos membros do Conselho de Ministros do Malawi, acontece dois meses depois da aprovação pelo parlamento malawiano de um programa de exportação de mão-de-obra à Israel.
A aprovação do programa de exportação de mão-de-obra à Israel, foi antecedida pelo envio ano passado de 700 jovens.
O governo de Lilongwe defende que o acordo com Israel faz parte da política de criação de condições para a empregabilidade dos jovens que representam metade dos 20 milhões de habitantes do Malawi, dos quais apenas 9%, estão formalmente empregados.
O acordo é assinado numa altura em que o Malawi enfrenta uma escassez de divisas, e elevado custo de vida, exacerbados pela desvalorização da moeda nacional, pelo Banco Central para eliminar os desequilíbrios entre oferta e a procura.
O envio de jovens à Israel, é visto como uma das formas de eliminar a pobreza e assegurar a entrada de divisas ao Malawi, pois parte dos salários dos que estarão a vender a sua mão-de-obra em Israel será enviada em dólares para o país de origem.
Aliás, o ministro das finanças, Simplex Chithyola Banda, disse em Fevereiro passado que 735.000 dólares em salários, foram transferidos de Israel para o Malawi através da exportação de mão-de-obra.
Numa reunião que teve lugar no início deste ano, em Jerusalém, o ministro da economia israelita, Nir Barakt, disse à delegação do Malawi que precisava de 100 000 trabalhadores para vários sectores.
Em Novembro do ano passado, o governo de Israel enviou um pacote de ajuda de 60 milhões de dólares ao Malawi para apoiar a sua economia, dias depois do FMI ter financiado o país com 174 milhões de dólares.
A ajuda e o envio de trabalhadores, marcam um novo capítulo nas relações diplomáticas entre o Malawi e Israel.
Malawi já manifestou a intenção de criar uma embaixada em Jerusalém. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.