Índice de Governação da Economia Mundial, coloca o Malawi entre os 10 países bem governados a nível do continente africano
O índice de governação da economia mundial, fornece informações sobre o desempenho dos países africanos, avaliando a governação através de indicadores como a percepção da corrupção, o Estado de direito, a liberdade de imprensa e os direitos políticos.
Contra todos os ventos críticos lançados pelos religiosos, políticos e internautas sobre a governação de Lazarus Chakwera, Malawi surpreendeu ao conseguir alcançar uma pontuação de 52,9, posicionando-se na sétima posição, numa lista encabeçada pelas Maurícias com 69,3, seguida pela Namíbia com 69,1 e a África do Sul em terceiro lugar com 65,5 pontos.
Undule Mwakasungula, especialista em governação, disse que o reconhecimento reflecte os esforços do governo por ter melhorado a transparência, a responsabilização e o respeito pelo Estado de direito.
Contudo, o sétimo lugar, não pode ser de conforto, pois há ainda áreas que precisam de melhorias, uma vez que o processo de governação é contínuo e requer um compromisso constante.
Posicionamento diferente, é emitido pelo comentador de governação, Mabvuto Bamusi, para quem a classificação é falsa, pois não reflecte a situação no terreno.
Acrescentou que a classificação do Índice de Governação da Economia Mundial contradiz com outros índices de governação respeitáveis, tendo citado o mais recente Índice de Percepção da Corrupção da Transparência Internacional, que revelou que a corrupção aumentou no Malawi.
Citou ainda o Banco Mundial que recentemente revelou que a pobreza estava a agudizar-se no país, numa altura em que os grupos de reflexão económica locais prevêem um agravamento da instabilidade económica local.
Comentando sobre os vários posicionamentos, o ministro da informação e digitalização do Malawi, Moses Kunkuyu, que é também porta-voz do governo, lamentou o facto de algumas pessoas fingirem não estar a ver melhoria na governação do país.
Kunkuyu recordou que esta não é a primeira vez que o Malawi recebe uma boa classificação em governação, sendo que recentemente, um outro organismo mundial de renome classificou a nação como um dos países mais pacíficos de áfrica.
O governante disse que ocupar o sétimo lugar na lista de países bem governados em África, coloca o Malawi numa posição privilegiada para atrair mais investimento directo estrangeiro e colaborações diplomáticas. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.