No Malawi, as escolas encerradas devido a pandemia da covid-19, reabrem a 7 de Setembro.
A ministra da educação Agnes Nyalonje que anunciou o facto, explicou que a reabertura das instituições de ensino será faseada.
Segundo Agnes Nyalonje numa primeira fase, irão retomar os alunos das classes de exame, que correspondem a oitava e 12ª classes, bem como o último ano universitário.
Três semanas depois, serão reabertas as escolas e universidades que seguem o currículo internacional.
A governante disse que para a reabertura, todas as escolas e faculdades terão que atender aos protocolos sanitários exigidos para conter a disseminação da covid-19.
Neste momento o governo e o sindicato de professores discutem a introdução do subsídio de risco no pacote salarial dos docentes.
O ministério da educação, desembolsou 2 biliões de kwachas para a aquisição de máscaras para os alunos, rádios para crianças vulneráveis, baldes e desinfectantes.
Os professores estão a ser treinados para uma melhor transmissão de conteúdos sem o contacto com os estudantes, para evitar a disseminação da doença.
O ministério da educação do Malawi lançou igualmente um novo calendário escolar a vigorar de 2021 a 2022.( RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.