O Fundo Monetário Internacional alerta sobre uma eventual desvalorização do kwacha, face as principais moedas comerciais, nomeadamente o dólar dos Estados Unidos, a libra esterlina, o euro e o rand sul-africano.
Apesar de, o governo de Lilongwe ter desvalorizado em 25% a moeda local em Maio deste ano, um exercício que viu o kwacha a cair de cerca de 840 para 1.031 por dólar, o FMI reitera que ainda persiste um desalinhamento no câmbio.
Até esta quarta-feira, o Kwacha estava sendo negociado a 1.450 em relação ao dólar americano.
Este desalinhamento da taxa de câmbio, levou a um declínio acentuado nas importações, com maior enfoque para combustível, fertilizantes, medicamentos e alimentos.
O vice-director-gerente do FMI, Bo Li, explicou que esta realidade, coloca o Malawi a enfrentar uma situação económica e humanitária desafiadora.
Face a situação, o Country Manager do FMI para Malawi, Farai Gwenhamo deu a conhecer que há um comprometimento do governo em garantir que haja alinhamento no sector externo, que possa abranger o mercado de câmbio.
De acordo com o Conselho do FMI, é importante que o governo de Lilongwe, continue com a disciplina fiscal, apoiada por um orçamento realista, um sistema aprimorado de gestão das finanças públicas e produção de relatórios fiscais abrangentes.
O conselho acrescentou que a estabilidade de preços e do sector financeiro, poderá ajudar a construir uma base para o crescimento, liderado pelo sector privado.
A reconstrução de amortecedores externos será extremamente importante para reduzir as vulnerabilidades do Malawi a choques externos.
Para o FMI, o compromisso do Banco Central do Malawi de reconstruir suas reservas cambiais, exige a implementação de uma estratégia para acabar com políticas insustentáveis, incluindo o uso excessivo de swaps e crédito comercial para manter importações estratégicas e outras operações parafiscais. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.