Malawi fora de perigo do Ciclone tropical Chido que enfraqueceu na noite de ontem, depois de ter causado a morte de duas pessoas nos distritos de Blantyre e Machinga.
O ciclone tropical Chido, que mais tarde foi rebaixado para uma tempestade tropical moderada, deixou 8100 pessoas afectadas, precisando de ajuda multiforme de emergência.
O temporal arrasou 15 distritos da região sul do Malawi, bem como os de Ntcheu e Dedza na região centro e saiu do país na noite desta segunda-feira.
A directora do Departamento de Mudanças Climáticas e Serviços Meteorológicos do Malawi, Lucy Mtilatila, deu a conhecer ainda que a tempestade também danificou infra-estruturas públicas, como blocos escolares e uma maternidade no Centro de Saúde Mfela, em Chikwawa.
Dos distritos afectados, Machinga lidera a lista com 650 famílias sem abrigo, seguido por Phalombe com 305 famílias afectadas.
Em Março de 2023, o Malawi sofreu um dos piores ciclones tropicais já registados, que se desenvolveu no Oceano Índico Ocidental e se deslocou para o leste de Moçambique, influenciando chuvas torrenciais na parte sul do Malawi onde morreram 659 pessoas e 2,2 milhões ficaram afectadas. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.