Malawi: Forças de Defesa recusam-se apresentar documentos de aquisição de material bélico  envolvendo o vice-presidente Saulos Chilima

Publicado: 02/11/2023, 10:18
Categoria:

Forças de Defesa do Malawi recusam-se a apresentar ao trbunal, documentos de aquisição de material bélico,  envolvendo o vice-presidente do país Saulos Chilima.

Chilima é acusado de ter supostamente se beneficiado ilicitamente de 280 mil dólares, para facilitar a adjudicação do contrato de aquisição de material de guerra, entre outras actividades à empresa de Zuneth Sattar.

Durante as audiências, a equipa de defesa do vice-presidente do Malawi, pediu ao tribunal para que emitisse uma ordem judicial, solicitando as Forças de Defesa do Malawi a partilharem o contracto usado para a aquisição.

O pedido, surgiu na sequência de, o  Gabinete Central de Combate à Corrupção, ter afirmado que teve dificuldades de obter os referidos documentos por parte das forças de defesa do Malawi.

O tribunal deu provimento ao pedido da defesa do vice-presidente do país, tendo convocado de imediato a direcção das Forças de Defesa do Malawi, para explicar as razões da recusa em fornecer ao Gabinete Central de Combate a Corrupção, os contractos que envolvem ilicitamente Saulos Chilima.

Os advogados de defesa exigem ainda a acta do conselho de defesa, que supostamente autorizou as Forças de Defesa a celebrarem um contracto com as empresas do empresário do Reino Unido, Zuneth Sattar, para fornecer equipamento militar.

O rol dos documentos solicitados,  inclui um memorando para aquisição de veículos blindados sob chancela do Presidente do Malawi, Lazarus Chakwera.

No entanto, o vice-director de contencioso civil no Gabinete Central de Combate à Corrupção, Neverson Chisiza, disse que, considerando a confidencialidade dos documentos, é legítima a posição das forças de defesa, pois mexem com questões de segurança e defesa nacional.

Afirma-se que a divulgação de documentos de aquisição de equipamento bélico no caso de corrupção em que o vice-presidente Saulos Chilimaé acusado, pode pôr em risco a segurança do país.

O juiz, Redson Kapindu, do tribunal de Crimes Financeiros,  reservou a sua decisão sobre o assunto e deu as partes um prazo de dois dias para apresentarem as suas alegações por escrito.

O Vice-presidente do Malawi continua a não exercer funções delegadas pelo chefe de estado, devido a sua ligação à este caso de suborno. (RM Blantyre)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram