Funcionários públicos do Malawi, dão ultimato de 14 dias ao Governo para aumentar o salário em 44%, caso contrário entrarão em greve nacional.
O facto prende-se com o elevado custo de vida que se instalou no país, numa altura em que a inflação atingiu 28,5%.
Além de reajuste salarial, os cerca de 300 mil servidores públicos do Malawi, exigem um aumento em 100% dos subsídios de transporte entre outros benefícios.
Os funcionários públicos, afirmam que a decisão foi tomada face ao silêncio do governo, depois destes terem apresentado a preocupação em Agosto do ano passado.
Em declaração conjunta, o Sindicato dos Funcionários Públicos, e dos professores, disseram que o ultimato é uma resposta à falta de reconhecimento, ou acção do empregador, neste caso o governo do Malawi face às suas preocupações.
Lamentaram o facto de terem sido esgotados todos os meios pacíficos que visavam encontrar uma solução pacífica.
Em relatório do Índice de Preços ao Consumidor de Janeiro deste ano, o instituto de estatística do Malawi ilustra que a inflação de alimentos agora está em 36 por cento, de 35,6 por cento observados em Dezembro de 2024.
A inflação não alimentar está em 16,9 por cento, de 16,8 por cento no mesmo período.
Consequentemente, durante o mês em análise, os preços do milho aumentaram em 21%. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.