Governo do Japão, doa 1,75 milhões de dólares, para a aquisição de 786 toneladas métricas de milho, destinadas a alimentar 71 mil pessoas que estão abraços com a fome no Malawi.
O valor, foi depositado nos cofres do Programa Mundial de Alimentação, com vista a ajudar parte dos 5,4 milhões de pessoas, que estão a passar fome no país.
Com o montante, espera-se apoiar as comunidades mais vulneráveis a se recuperarem dos desastres naturais e aumentar a sua capacidade de exportação agrícola.
O embaixador do Japão no Malawi, Yoichi Oya, disse que o seu país continua comprometido em ajudar os esforços do Malawi para superar a insegurança alimentar e promover o desenvolvimento sustentável.
Avançou igualmente que o Japão, pretende contribuir para um futuro mais brilhante para os malawianos, atendendo às suas necessidades imediatas e investir na capacidade de exportação agrícola.
Para o director interino do PMA no Malawi, Simon Denhere, o financiamento vai agregar valor aos esforços nacionais para assistência alimentar, que se afigura desafiadora devido aos choques climáticos consecutivos.
Denhere deu a conhecer que a assistência alimentar vai salvar vidas, e ao mesmo tempo ajudar o país a construir segurança alimentar e oportunidades económicas de longo prazo.
O comissário do departamento de Assuntos de Gestão de Desastres do Malawi, Charles Kalemba, enalteceu o gesto do Japão, afirmando que o mesmo é oportuno e complementa os esforços do governo na provisão alimentar às comunidades vulneráveis severamente afectadas por choques climáticos.
Além do auxílio de emergência, o Japão está a investir um milhão de dólares. para fortalecer a capacidade de exportação de gergelim do país, além de aprimorar as medidas de certificação, testes e quarentena para atender aos requisitos do comércio internacional.
A assistência do Japão chega em um momento em que o Malawi continua a recuperar dos efeitos do ciclone tropical Fredy e da seca provocada pelo fenómeno climático El Niño. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.