Governo do Malawi manifesta preocupação com o atraso das obras de construção da linha de transporte de energia eléctrica, ligando Moçambique à Malawi.
A preocupação manifestada pelo ministério da energia do Malawi, sobre o atraso do empreiteiro na execução da empreitada, foi partilhada com o governo indiano.
O director de electricidade no ministério da energia, Million Mafuta, afirmou que os atrasos persistentes do projecto por parte do empreiteiro, tem um forte potencial de comprometer mais uma vez a data limite da entrega das obras, prevista para Outubro deste ano.
Face a situação, a Unidade de Implementação de Interconectores, que é gerida conjuntamente por funcionários do ministério da energia e uma equipa da Corporação de Fornecimento de Electricidade do Malawi ESCOM, vai-se reunir para avaliar se o prazo da entrega das obras será cumprido ou não.
A linha de transmissão de alta tensão de 218 quilómetros no âmbito do Projecto de Interconexão de Transmissão de Energia Malawi-Moçambique teve como prazo inicial Dezembro de 2023.
Foi em Novembro de 2021, que o presidente do Malawi Lazarus Chakwera e o seu homólogo moçambicano, Filipe Nyusi, presidiram o lançamento da primeira pedra na província de Tete para o arranque do projecto.
No entanto, as obras só começaram em Março de 2023, sob a execução do empreiteiro Larsen e Toubro Limited, uma multinacional de construção indiana.
Até Abril deste ano, a execução do projecto era de 39 por cento. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.