Uma monção que fixa 80 anos, como idade limite para se candidatar à presidência da república, será depositada em sede do parlamento malawiano nos próximos dias.
Além do candidato presidencial, o primeiro e segundo vice-presidentes do país, deputado da Assembleia da República e Membro da Assembleia Municipal, deverão ser também impedidos de concorrer caso tenham 80 ou mais anos de idade.
Considera-se que o exercício das funções de presidente, vice-presidente, deputado da Assembleia da República e membro da Assembleia Municipal respectivamente, exige indivíduos com energia e capacidades mental e física à altura.
Ao estabelecer um limite de idade, acredita-se que a nação pode evitar a eleição de líderes sem capacidade para tomar decisões e ou susceptíveis à manipulação e corrupção.
A apresentação e discussão da monção para alteração dos critérios de elegibilidade dos candidatos, foi motivo de pancadaria em plena sala de sessões entre deputados da bancada do partido DPP, a maior força politica da oposição.
O DPP afirma que a monção tem por finalidade atingir Peter Mutharika de 82 anos, que manifestou interesse de recandidatar nas próximas eleições.
O documento foi preparado pelo deputado, Werani Chilenga, que recentemente na companhia de outros nove legisladores, foi expulso do partido DPP.
Foi preciso a intervenção dos deputados das outras bancadas para amainar os ânimos, numa altura em que o deputado Sameer Suleman, com os nervos à flor da pele, defendia que a proposta não fosse objecto de debate, por ser entendida como vingança movida por àqueles que foram expulsos do DPP, por Mutharika.
Os dez deputados recentemente expulsos do partido DPP por atropelo aos estatutos desta formação política, continuam a sentar-se na mesma bancada com os seus antigos colegas membros do partido, mas por várias vezes , apresentando ideias contrárias.
Esta, não é a primeira vez que uma monção que limita a idade dos candidatos presidenciais, avança ao parlamento, onde encontra barreiras e acaba arquivada. ( RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.