O Banco Mundial vai disponibilizar ao Malawi 262 milhões de dólares, para ajudar o país a se recuperar da crise económica, através do fortalecimento da resiliência alimentar.
Esta doação, é resultado do compromisso assumido por esta entidade financeira mundial, em ajudar o Malawi a enfrentar os desafios económicos, já que o país tem escassas possibilidades de contrair mais empréstimos externos devido a sua elevada dívida.
Reunido na sua quinquagésima sessão ordinária, o parlamento malawiano deu aval ao executivo, aprovando por unanimidade dois projectos de lei que autorizam o governo a receber este incentivo financeiro.
O valor vai ajudar a promover a segurança alimentar no país, através da capacitação e acesso ao mercado agrícola com benefício para 134 mil produtores, num período de seis anos.
Entre outras coisas, os 262 milhões de dólares vão ajudar igualmente o Malawi a reconstruir a sua capacidade de produção agrícola resiliente, por meio de pesquisa agrícola, desenvolvimento e sistemas de inovação.
O projecto também apoia actividades de pesquisa sobre produtividade e resiliência de culturas e pecuária de alto valor comercial e na expansão de mercados agrícolas.
O ministro das finanças e assuntos económicos Sosten Gwengwe, explicou que Malawi deve esperar por mais doações devido a sua situação macroeconómica, sobretudo para fortalecer programas de produção de comida, para garantir a segurança alimentar no país.
Quem também vai ajudar financeiramente o Malawi é o Reino Unido que no próximo ano financeiro irá disponibilizar 51 milhões de libras.
Trata-se de um valor, que de acordo com o Resumo da Parceria de Desenvolvimento Reino Unido – Malawi, reflecte-se pelo comprometimento existente em apoiar os países pobres e vulneráveis.
Com este dinheiro, espera-se que o Malawi proporcione um crescimento económico inclusivo e promova reformas para uma função pública mais robusta. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.