Iniciativa do presidente dos Estados Unidos da América contra a Malária financia com 23 milhões de dólares o Plano Operacional de Combate à Malária no Malawi.
O programa que será liderado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), terá como campo de acção a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da malária.
A iniciativa vai apoiar igualmente diversas intervenções, incluindo a distribuição de redes mosquiteiras tratadas para as mães grávidas e crianças, desenvolvimento de actividades de gestão de casos e implementação de uma campanha nacional de imunização.
O Malawi foi contemplado neste programa, justificado pelo facto de ser um país pobre e exposto às calamidades naturais, devido às alterações climáticas, bem como o crescimento da população que agravam a pressão sobre o sistema de saúde.
Aliás, um comunicado do coordenador global de combate à malária nos Estados Unidos, aponta que o Malawi já está com um sistema de saúde frágil e sobrecarregado devido a alta taxa de crescimento populacional, daí a necessidade de financiamento.
Os activistas dos direitos de saúde, George Jobe e Maziko Matemba, elogiaram a iniciativa de financiamento, indicando que o mesmo, trará uma contribuição positiva, numa altura em que o país luta para erradicar a malária.
De acordo com o World Health Disease Outlook for Malawi, divulgado em Agosto de 2023, o país registou perto de 4.4 milhões de casos de malária em 2021, levando a mais de 7.390 mortes. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.