Malawi lança uma iniciativa denominada “Comunidades Justas para o Clima” com objectivo de mitigar o impacto das alterações climáticas em comunidades vulneráveis.
Sob o patrocínio do Fundo de Justiça Climática do Governo Escocês, a iniciativa tem uma abordagem centrada nas pessoas e baseada nos direitos humanos, que visa partilhar de forma justa os benefícios do desenvolvimento global equitativo e os encargos das alterações climáticas e ao mesmo tempo criar confiança entre os países.
O lançamento deste programa, surge em reconhecimento de que os pobres e vulneráveis, são os primeiros afectados pelas alterações climáticas, agravando as desigualdades, apesar de terem feito pouco ou nada para causar o problema.
A iniciativa assenta-se em três pilares, sendo a justiça distributiva, processual e transformativa, com vista a garantir a implementação de programas altamente relevantes e sustentáveis.
Richard Perekamoyo, secretário principal para a Administração do Ministério dos Recursos Naturais e Alterações Climáticas, mostrou-se entusiasmado com a iniciativa, a que chamou de jornada transformadora, que vai apoiar a população a tomar medidas na construção de resiliência aos impactos das alterações climáticas.
Actualmente, 92 por cento dos malawianos depende de fontes de água provenientes da chuva, que são fortemente afectadas por cheias e secas.
Com o aumento das temperaturas em todo o mundo, existe um risco acrescido de seca e de início tardio da chuva, o que afecta a produção alimentar no país.
O aumento de eventos climáticos extremos também deixa a população vulnerável em maior risco de ciclones.
E o programa vai capacitar as comunidades locais para identificar e enfrentar desafios climáticos únicos, promovendo a resiliência contra o impacto cada vez mais frequente e severo das alterações climáticas.
O projecto, será implementado nos distritos de Salima, Chikwawa, Karonga, Neno, Phalombe, Zomba e Machinga. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.