É lançada esta segunda-feira no Malawi a vacina contra a febre tifóide, para crianças dos nove meses a catorze anos de idade.
A vacina, justifica-se pelo facto de, o país estar a registar surtos esporádicos da febre tifóide e um aumento de complicações cirúrgicas relacionadas com a doença.
Após a campanha que termina próximo domingo, a vacina contra a febre tifóide será introduzida no programa de vacinação de rotina para crianças de 9 meses, juntamente com as vacinas contra o sarampo, rubéola, poliomielite, bem como suplemento de vitamina A.
O vice-director interino dos serviços de saúde preventiva no ministério da saúde do Malawi, Mabvuto Thomas explicou que para a febre tifóide, está-se ainda a trabalhar na purificação da água, e observância do saneamento e higiene ambiental.
Thomas, avançou ainda que a prevenção primária por meio da vacinação é um divisor porque a alta resistência aos antibióticos continua a dificultar o tratamento eficaz da febre tifóide. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.