Ministério da Saúde do Malawi, declara o país livre da cólera.
A posição governamental, foi tomada depois de quatro semanas sem registo de casos da doença, facto que de acordo com os padrões estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde, serve de indicador para declarar-se o país livre do surto.
Para o ministério da saúde do Malawi, o não registo de casos de cólera e de suspeitas da doença durante 4 semanas, significa que a cadeia de transmissão dos microrganismos foi totalmente eliminada.
O vice-responsável da Força Tarefa Presidencial para a covid-19 e cólera, Wilfred Nkhoma, afirmou que o feito decorre das intervenções em diferentes frentes, desde a sensibilização, identificação, gestão atempada de casos e administração da vacina oral contra a cólera.
Mesmo com esta conquista, Nkhoma adverte que as medidas de prevenção não devem ser abandonadas, para evitar o ressurgimento da doença.
O secretário principal do ministério da água e saneamento, Elias Chimulambe, disse que o seu pelouro continua a trabalhar com parceiros junto das comunidades, para a provisão de mais água potável, promoção de campanhas de limpeza entre outras estratégias, atendendo que Outubro tem sido um mês propenso à ocorrência do surto.
Mas o professor de saúde pública e gerenciamento de epidemiologias na universidade de ciências de saúde do Malawi, Adamson Muula, alerta para uma maior vigilância e apela ao governo para continuar a monitorar a situação nos locais públicos, sobretudo no uso de sanitários, antes que o surto volte a eclodir.
Malawi declarou o surto de cólera no dia 03 de Março de 2022 e até à data, foram notificados 59,376 casos com 1772 óbitos. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.