Sobem de tom os apelos para que o Presidente malawiano, Lazarus Chakwera, convoque um referendo para a introdução do federalismo, no país.
Com efeito, acaba de ser criado mais um movimento de pressão, neste sentido.
Depois do Instituto de Federalismo e de alguns deputados da Assembleia da República terem levantado a questão, eis que nasce no Malawi o auto proclamado “Movimento Federal do Povo” com o objectivo de forçar o presidente Lazarus Chakwera a convocar um referendo nacional para a introdução do Federalismo no país.
Aliás, não são apenas estas entidades que pretendem este tipo de governação.
O presidente do Partido Aliança Democrática do Malawi (AFORD), Enoch Chihana, que por sinal, coligado ao actual governo de Chakwera, disse em comício que o federalismo é a única salvação do povo, pois o actual sistema de governação tem sido uma barreira ao desenvolvimento.
Chihana instou aos membros e simpatizantes do seu partido para alinharem com àqueles que defendem o sistema federal, pois acreditam que vai mudar o rumo de desenvolvimento do país, de acordo com experiências de outros países.
“Peço a todos os malawianos que adoptem o governo federal se quisermos desenvolver, pois os trinta anos do actual sistema de governação provaram não ser a forma viável para alcançarmos o desenvolvimento” – disse Chihana.
O presidente da AFORD que mesmo estando coligado com Chakwera, anunciou a sua candidatura para as próximas eleições, prometeu mudar o actual sistema de governo único para o federal, se for eleito.
Por outro lado, está o Movimento Federal do Povo que pela voz do seu coordenador nacional, Rex Kalolo, o governo deve ficar preparado para introduzir o sistema federal, pois ninguém vai parar a intenção popular.
"Nos últimos 58 anos", disse Kalolo, "Malawi tem cantado a mesma canção de mudança, mas debalde. Malawi continuará girando no mesmo eixo até o fim do mundo se o sistema federal de governo não for adoptado".
Cada dia, o movimento de apoio ao sistema federal está ficando mais forte. Em Janeiro deste ano o Instituto de Federalismo do Malawi, enviou uma petição ao presidente Chakwera para a realização de um referendo nacional sobre a matéria.
A carta, foi copiada para o Presidente da Justiça, Presidente da Assembleia Nacional, presidente da Comissão Eleitoral do Malawi, partidos políticos e organizações da sociedade civil (OSCs). (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.