Millennium Challenge Corporation injecta um financiamento imediato de 350 milhões de dólares ao Malawi, para cobrir três áreas de acção em benefício de perto de 5 milhões de pessoas.
Trata-se de um segundo pacto a beneficiar o Malawi assinado em 2022, cuja operacionalização do acordo, foi condicionada ao cumprimento pelo país, de parâmetros de referência.
Dos fundos liberados, 244 milhões de dólares serão investidos em infra-estruturas rodoviárias, para melhorar o acesso rural aos mercados, através de desenvolvimento de corredores rodoviários e de manutenção de estradas.
44 milhões de dólares destinados à melhoria dos serviços de administração fundiária e a utilização produtiva da terra, para impulsionar o desenvolvimento económico inclusivo.
O terceiro projecto é da corporação financeira de desenvolvimento internacional dos EUA, que investirá 8,5 milhões de dólares para reforçar o envolvimento do sector privado em alinhamento com objectivos compactos.
A Presidente do Conselho de Administração da Millenium Challenge Corporation, Alice Albright afirmou-se orgulhosa pela parceria forte e duradoura com o povo do Malawi e disse acreditar que este pacto desempenhará um papel crucial no desenvolvimento económico deste país.
O presidente do Malawi Lazarus Chakwera sublinhou a importância do pacto na prosperidade económica do seu país e na promoção de uma governação responsável.
A MCC é uma agência governamental dos EUA criada pelo Congresso dos EUA em Janeiro de 2004 para estabelecer parcerias com os países mais pobres do mundo que estão empenhados numa governação justa e democrática, na liberdade económica e no investimento à sua população. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.