Cidadãos moçambicanos residentes no Malawi, saúdam a diplomacia do presidente Filipe Jacinto Nyusi, por ter relançado as relações de cooperação e irmandade com o povo malawiano.
Entrevistados pela RM por ocasião do quadragésimo sétimo aniversário da Independência de Moçambique, os nossos interlocutores enalteceram o florescimento da cooperação entre os dois países, facto que era imperioso, pois os dois povos partilham a mesma cultura e uma longa linha de fronteira.
Dércio Mariote residente na cidade de Blantyre, afirma que a diplomacia económica liderada por Filipe Nyusi, vai emprestar dinâmica à economia do país, que começa a afirmar-se no mercado regional e global, quarenta e sete anos depois da conquista da independência nacional.
As recentes ligações ferroviárias entre Moçambique-Malawi e Moçambique-Botswana, constituem exemplo da criação de uma economia articulada através de uma rede de cooperação inter-empresarial e inter-industrial, que levará o país para uma maior competitividade com o resto das economias da região.
Gracinda Luís Gonzaga, residente na cidade de Lilongwe, destaca o empoderamento da mulher, sobretudo a paridade de género, que o presidente Filipe Nyusi conseguiu operacionalizar no conselho de ministros, como inédito na história do país.
Lucinda Guinda a residir em Bangwe e Zacarias Mussaia em Limbe, reconhecem os enormes avanços que Moçambique alcançou a diversos níveis e encorajam o presidente Nyusi a prosseguir com as acções de combate ao terrorismo em Cabo Delgado, por ser um mal que retarda o desenvolvimento. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.