Comissão de inquérito independente instituída pelo presidente da República do Malawi, Lazarus Chakwera, para investigar o acidente aéreo que vitimou o vice-presidente do país Saulos Chilima e outras oito pessoas descarta indícios de crime, apontando como provável causa o mau tempo.
A comissão criada depois de uma pressão das organizações da sociedade civil partidos políticos da oposição e a família de Saulos Chilima, foi liderada pelo juiz Jabbar Alide, que ao apresentar o relatório, disse que não havia evidências de falha técnica no avião, acrescentando que a aeronave estava em boas condições e tinha apenas 3.000 horas de voo no momento do acidente.
Com a conclusão desta investigação, são agora, três, os relatórios independentes a convergirem que as mortes foram causadas por ferimentos graves sofridos no acidente originado por más condições climatéricas, especificamente a nebulosidade e turbulência.
O relatório de autópsia, do Bureau Federal Alemão de Investigação de Acidentes Aeronáuticos e de uma Comissão de Inquérito criada após o acidente, apontam para os mesmos factores que levaram à morte de Chilima e outras 8 pessoas.
A autópsia conduzida pelo patologista Steve Kamiza, contratado pela família de Chilima, revela que o vice-presidente morreu por ferimentos extensos e catastróficos em seu corpo, como a fracturas na caixa torácica, ruptura do coração e corte da aorta ascendente, devido ao impacto violento do acidente.
Houve ferimentos bilaterais por avulsão nas pernas, incluindo danos musculares e de tecidos moles, além de fracturas cominutivas nos braços e pernas.
O relatório esclarece ainda que um traumatismo contundente de alta velocidade, causou hemorragia intratoráxica maciça, levando ao colapso circulatório instantâneo e morte imediata.
Igualmente, peritos alemães do Bureau Federal de Investigação de Acidentes Aeronáuticos, não encontraram evidências de cometimento de crime no local.
A convergência dos três relatórios independentes vem afastar cada vez mais a hipótese levantada por alguns indivíduos de que o vice-presidente do Malawi, foi morto no local do sinistro.
O relatório final, estará disponível em Agosto do próximo ano, a ser apresentado pelo Bureau Federal Alemão de Investigação de Acidentes Aeronáuticos. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.