Autoridade Reguladora das Organizações Não-Governamentais, reconhece que o Malawi está a ser usado com algumas ONG´s para a lavagem de dinheiro, e posterior patrocínio a agendas obscuras em outros países.
A afirmação foi feita pelo Presidente do Conselho de Administração da Autoridade Reguladora das Organizações Não-Governamentais, Edward Chileka Banda, num encontro que manteve com algumas ONG´s em Mzuzu a norte do Malawi.
Na ocasião, Banda deu a conhecer que em conexão com o caso, dez Organizações Não-Governamentais malawianas, estão sub-investigação, pela suspeita do seu envolvimento em branqueamento de capitais, lavagem de dinheiro e prática de corrupção.
Sem revelar os nomes sob pena de distorcer o trabalho em curso, a Autoridade Reguladora das Organizações Não-Governamentais, disse estar a trabalhar com a Autoridade de Inteligência Financeira e outras agências de investigação para apurar veracidades dos factos e posterior responsabilização dos que forem encontrados culpados.
Edward Chileka Banda, afirma ter recebido relatórios de doadores, que denunciam o desvio de aplicação de valores que são financiados à algumas organizações, que no entanto se desconhece a sua aplicação.
“Temos relatos de ONGs envolvidas em lavagem de dinheiro. Alguns doadores quando libertam os fundos, logo após reflectirem aqui no Malawi, o dinheiro é reencaminhado imediatamente para outros países, sendo o Malawi um local usado apenas para a lavagem do dinheiro sujo” disse Banda.
A conselheira do presidente para as ONG, Martha Kwataine, condenou esta prática e encorajou os doadores a prosseguirem com acções judiciais quando se deparam com o desvio de aplicação de fundos, ao invés de se limitar apenas em congelar os fundos.
Mas o director executivo da Youth Watch Society, Muteyu Mukhuta Banda, desafiou o governo a apresentar factos concretos sobre as alegações levantadas.
O PCA da Autoridade Reguladoras das ONG´s disse que o relatório de toda investigação em curso, será apresentada até Dezembro próximo. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.