O Partido Popular liderado pela antiga presidente do Malawi, Joice Banda, promete lealdade a Lazarus Chakwera, apesar de clivagens dentro da coligação.
O compromisso, foi assumido publicamente em comício daquela formação política dirigido pelo secretário-geral do Partido do Povo (PP), Ibrahim Matola.
Quem, prometeu que apesar de todas adversidades que o país enfrenta, o PP trabalhará lado a lado com Chakwera até às próximas eleições de 2025, altura em que será tomada a decisão sobre a continuidade ou não na coligação.
Dois dos 9 partidos que se tinham coligado com MCP liderado por Lazarus Chakwera, abandonaram a coligação por alegada falta de compromisso do chefe do estado com a causa dos malawianos.
Trata-se do Partido da Transformação do Povo e a Aliança pela Democracia.
O Partido AFORD ainda coligado, declarou que vai apresentar o seu próprio candidato para a corrida presidencial de 2025.
Da lista dos coligados, o Partido Umodzi tem vindo repetidamente a manifestar também o seu descontentamento público com a forma como o governo está a encarar os desafios sócio-económicos que assombram o desenvolvimento do país.
Em dúvida está igualmente a continuidade da coligação DPP/UDF, pois o partido do antigo presidente do Malawi Bakili Muluzi, já está a preparar as suas bases com a promessa de resgatar a liderança do país nas próximas eleições.
Aliás, Atupele Muluzi, então líder do UDF, que tinha abandonado a política activa, voltou a se integrar no seu partido apregoando mensagens de esperança aos malawianos, segundo as quais que em 2025 o poder estará de volta no ninho da Frente Democrática Unida.
O DPP de Peter Mutharika, continua mergulhado em conflitos internos de liderança e ainda não se sabe quem será o candidato desta formação política em 2025. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.