As 537 pessoas desaparecidas na passagem do ciclone tropical Freddy, que devastou a região sul do Malawi, serão declaradas mortas em 2030.
De acordo com a lei malawiana, uma pessoa desaparecida só pode ser declarada morta após sete anos.
O porta-voz da polícia malawiana, Peter Kalaya, explicou que enquanto não se cumprir este lapso de tempo, o trabalho de buscas continuará em curso nas áreas atingidas pelo ciclone Freddy na região sul.
A declaração da polícia é feita dois meses depois de, o departamento de assuntos de gestão de desastres, indicar que não havia esperança de localizar as 537 pessoas desaparecidas e aguardava pela declaração de morte que seria emitida pela polícia.
Além das 537 pessoas desaparecidas, o ciclone tropical Freddy fez 676 óbitos e deslocou mais de 600.000 pessoas.
Nos últimos nove anos, os desastres naturais mataram cerca de 5.530 pessoas e custaram à economia malawiana cerca de 1,29 triliões de kwachas.
Para o Malawi se recuperar dos desastres, especialistas dizem que o país precisará de cerca de 2,66 triliões de kwachas.
O país foi atingido pelos ciclones Chedza em 2015, Idai e Gombe em 2019.
Em 2022, a tempestade tropical Ana afectou a maior parte da região sul antes do ciclone Freddy em Março deste ano.
Além das tempestades e ciclones, o Malawi também foi atingido por várias emergências de saúde, incluindo a covid-19, poliomielite e, mais recentemente a cólera.
O coordenador nacional da Rede da Sociedade Civil sobre Mudanças Climáticas, Julius Ng'oma, disse que os relatórios globais actuais, mostram que secas e ciclones são esperados este ano, portanto, Malawi precisa se preparar para controlar a extensão dos danos que os desastres causarão.
A directora do Departamento de Mudanças Climáticas e Serviços Meteorológicos, Lucy Mtilatila, disse que eventos extremos serão comuns; portanto, o país deve apostar em projectos de resiliência.
Em Março deste ano, o Parlamento aprovou a nova lei de Gestão de Risco de Desastres que estabelece um comité de desenvolvimento, coordenação e implementação de estratégias e intervenções de gestão de calamidades naturais. ( RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.