O presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, adia o anúncio dos novos membros do governo, e promete fazê-lo dentro do presente mês de Abril.
De acordo com um comunicado de imprensa da Presidência da República, o adiamento do anúncio das novas caras que irão integrar o governo, é justificado pelo facto de, o Chefe do Estado, não ter concluído a apreciação da avaliação do desempenho dos ministros, apresentada pelo vice-presidente do país.
A avaliação do desempenho de cada titular da pasta ministerial, foi feita pelo vice-presidente do país, Saulos Chilima, para aferir o grau de cumprimento do programa do governo.
Aliás, foi quando da tomada de posse do conselho de ministros em Julho do ano passado, que o presidente da república, Lazarus Chakwera, disse que cada um dos ministros tinha cinco meses para produzir resultados e dar aos malawianos a esperança de que a mudança havia chegado.
Nesta nova constituição do conselho de ministros, o Presidente terá de atender às expectativas dos partidos coligados.
A composição do primeiro governo, enfrentou duras críticas. O Fórum Mulher manifestou-se pelas ruas exigindo a nomeação de mais ministras.
Outras notas de actualidade, a união Europeia e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, desembolsaram 14,5 biliões de kwachas para a criação de 7.600 novos postos de emprego no Malawi.
O valor será investido através de um projecto denominado “Zantchito”, traduzido “empregabilidade”, onde a União Europeia comparticipará com 13,5 milhões de euros e o PNUD com 1,2 milhão de dólares.
O programa vai apoiar três mil e oitocentos empreendedores que através dos seus novos projectos irão assegurar a criação dos sete mil e seiscentos postos de trabalho.
O projecto, está centrado no desenvolvimento de habilidades para jovens graduados nas áreas de educação e treinamento técnico, empresarial e profissional e na administração das micro e pequenas empresas. ( RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.