Presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, dá 48 horas aos ministérios que lideram a luta contra a Covid-19, para justificarem a aplicação dos 6,2 biliões de kwachas, concedidos pelo tesouro.
A ordem presidencial surge após rumores de má aplicação e desvio deste valor pela equipa multissectorial criada para gerir a pandemia do novo coronavírus.
Nas últimas semanas, o Departamento de Assuntos de Gestão de Desastres, tem-se recusado a prestar informações a jornalistas e outras entidades, sobre a aplicação dos fundos em causa, violando assim a Lei de acesso à Informação, em vigor no país.
O presidente Lazarus Chakwera alerta que vai demitir e responsabilizar criminalmente todo dirigente que fez o uso indevido dos fundos de combate a pandemia da Covid-19.
O aperto ao cerco na utilização dos fundos destinados ao combate a Covid-19, acontece numa altura em que, o país atingiu a taxa mais alta de mortalidade, 3.1 por cento.
Até esta segunda-feira, o Malawi tinha registado oitocentos e cinquenta e seis óbitos.
Devido ao crescente número de casos da Covid-19, agora com 27.195, o estadista malawiano decidiu prorrogar por mais duas semanas o encerramento das escolas em todos os subsistemas de ensino. ( RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.